“A Lua me Disse” estreia no catálogo do Globoplay, nesta segunda-feira (31). Dirigida por Rogério Gomes e scrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, a novela foi exibida originalmente em 2005, no horário das 19h.
Descrita pelos autores como uma “neochanchada pop”, a novela é uma comédia romântica que remonta à chanchada.
A trama aborda a história de Heloísa (Adriana Esteves). Aos 16 anos, ela trabalhar como baby-sitter e engravida do jovem Ricardo Bogari (Frank Borges), que fica disposto a se casar com a moça, apesar da a oposição de sua mãe, a controladora Ester (Zezé Polessa).
Bogari morre num acidente de carro e Heloísa precisa seguir a vida somente com o apoio dos pais. Dez anos depois, ela enfrenta a fúria da ex-sogra ao mesmo tempo em que se apaixona por seu outro filho, o empresário Gustavo (Wagner Moura), que sempre a amou em segredo.
“[A personagem era] mocinha. Só que não tão mocinha, mulher. Já era heroína romântica, só que tem filho, tinha sido mãe solteira. E aí já entra uma fase da heroína romântica mais madura, já com filho, questões de uma mulher de trinta e poucos anos. Uma novela muito leve”, disse Esteves, em 2012.
Curiosidades
- Os primeiros capítulos de “A Lua me Disse” tiveram cenas gravadas na cidade de Innsbruck, na Áustria, com a participação de Maitê Proença, Debora Bloch, Aracy Balabanian e Monique Alfradique.
- Esta foi a segunda novela assinada pela dupla Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. A primeira foi “Salsa e Merengue”, exibida na TV Globo de setembro de 1996 a maio de 1997.
- Os cenários e figurinos de “A Lua me Disse” seguiram a mistura de estilos da trama, juntando o realismo e a farsa, inspirados na estética do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.
- O uso intenso das cores era uma marca dos personagens que viviam no Beco da Baiúca. As mulheres, extremamente vaidosas, usavam cabelos compridos, muitos acessórios e estavam sempre maquiadas. O tom exagerado foi baseado nas personagens do cinema mexicano. Um dos pontos altos foi a caracterização de Dona Roma (Miguel Magno), inspirada no personagem-título de “Tootsie” (1982), filme de Sydney Pollack, estrelado por Dustin Hoffman. Também chamaram a atenção por sua exuberância as personagens Ademilde (Arlete Salles), Whitney (Mary Sheila) e Latoya (Zezeh Barbosa).
- O estilista Carlos Tufvesson fez uma participação na novela como ele mesmo, responsável pela criação e execução do vestido de noiva de Soraya (Juliana Baroni), a filha de Adalgisa (Stella Miranda).
- Esta foi a primeira novela do ator Cássio Scapin na TV Globo. Com mais de 20 anos de palco, Cássio imortalizou na TV o personagem Nino, do infantil Castelo “Rá-Tim-Bum”, exibido na TV Cultura.
Foto: João Miguel Junior