Após 2018 frustrante em relação à sua participação no Emmy Internacional, a Globo está apostando todas as fichas em produções pensadas para garantir uma vaga entre os indicados da competição. São produtos que vão desde “Deus Salve o Rei” até Adriana Esteves, queridinha da Academia.
O período de submissão do Emmy Internacional, ou seja, quando as emissoras do mundo todo podem inscrever seus produtos para concorrer, aconteceu entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano. Desde então se iniciaram as semifinais com a votação dos membros da Academia em cada país. O Brasil tem profissionais da área de dramaturgia de diversas emissoras e também de produtoras.
O NaTelinha apurou que a Globo submeteu praticamente todos os seus produtos que estavam dentro do período permitido, com a intenção de conseguir arrebatar o maior número de indicados possíveis. Embora tenha inscrito tudo, as apostas são restritas a poucos programas.
Não é apenas em novela que a Globo está apostando. Em série e minissérie o canal também despeja suas esperanças em indicações. Tanto “Assédio” quanto “Se eu Fechar os Olhos Agora” receberam tratamento especial na produção do clipe de submissão, conforme fontes confirmaram para a reportagem. “Ilha de Ferro” também foi inscrita, mas sem grande empolgação.
Mas as grandes esperanças da Globo atende por nome de Adriana Esteves. Duas vezes concorrendo ao prêmio (por “Dalva e Herivelto” e “Justiça”), a atriz já é conhecida dos membros e seu trabalho em “Assédio” pode levá-la a mais uma nomeação.
O mesmo raciocínio vale para “Alexandre Nero”, indicado por “A Regra do Jogo”, e Fábio Assunção, que foi lembrado por “Dalva e Herivelto”. A cúpula de dramaturgia acredita que os dois têm alguma chance de serem citados pelos trabalhos em “Onde Nascem os Fortes”. Mesmo sem nunca ter sido indicado, a emissora também aposta que Antônio Fagundes pode ser apontado por seu trabalho em “Se Eu Fechar os Olhos Agora”.
A lista de indicados ao Emmy Internacional deve sair após o dia 25 de setembro e a direção de dramaturgia da Globo tem demonstrado ansiedade nos bastidores porque sabe que a indicação ao maior prêmio do mundo é uma espécie de aprovação do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.
Se a Globo enviou dezenas de produtos para o Emmy Internacional, a Record deve continuar de fora da maior premiação do mundo, numa forma de protesto pelo fato da concorrente fazer parte da organização da premiação.