Já começaram as gravações do filme ‘Medida Provisória’ idealizado e dirigido por Lázaro Ramos e baseado na peça ‘Namíbia, Não!’, dirigida por Lázaro Ramos, escrito por Aldri Anunciação. O espetáculo teve estreia em 2011, em Salvador. Dois anos depois, a peça representou o país no Ano do Brasil em Portugal.
O filme conta com a participação de Adriana Esteves, Renata Sorrah, Tais Araújo e grande elenco. A trama narra que em pleno ano de 2020 André chega em casa pela manhã após uma noite de farra, e anuncia ao seu primo Antônio com quem divide apartamento que foi assinada em plena madrugada, uma Medida Provisória do Governo Brasileiro, determinando que todos os cidadãos de melanina acentuada do País deverão ser capturados e enviados de volta a um país Africano. A Medida se apresenta como legítima reparação social aos danos causados pela União, que os retiraram há quatro séculos de seu local de origem, a África, para serem utilizados indevidamente por mais de 300 anos como escravos na América do Sul. Na contramão dos desejos de André e Antônio, estão o Sargento Carneiro e a Socióloga do Batalhão do Exército, que se esmeram ao máximo para por em prática as determinações separatistas da Medida Provisória. Também fora do apartamento dos primos, os misteriosos personagens Doutor Solano, jovem médico que ganha características revolucionárias ao tentar agir contra as decisões do governo, e a não menos revolucionária Capitu que tenta preservar a esperança diante de uma situação tão paradoxal. Diante desta situação tragicômica, a Medida Provisória decretada pelo Governo interfere de modo significativo na vida dessas personagens, onde sair ou ficar no Brasil, pode revelar razões humanas surpreendentes. Temas como identidade, representatividade, questões sócio-culturais e econômicas estarão em pauta.
Lázaro Ramos contou no instagram que o projeto foi idealizado há quatro anos. Segundo ele, há dois meses foi a direção teve, de fato, início. “Só posso dizer que talvez esse seja o maior desafio da minha vida mas, ao mesmo tempo, o maior privilégio, pois a história é consistente”, escreveu o ator na rede social. Para se dedicar às gravações, Lázaro revelou que irá se afastar das redes sociais.