‘Me permito mudar de opinião’, diz Adriana Esteves após adiar planos de aposentadoria
Adriana Esteves forjou a ferro e fogo o seu caminho até o posto de uma das maiores atrizes de sua geração. Desde que começou no mundo das novelas em Top Model (1989), a atriz entrou para a história da TV brasileira e para o imaginário popular graças aos papéis em produções como O Cravo e a Rosa, Avenida Brasil e Amor de Mãe.
Agora, ela está de volta como a vilã Mércia no novo folhetim das 9 da TV Globo, Mania de Você. “Procuro não pensar nisso, porque, para mim, o meu trabalho é apenas mais um trabalho”, conta ela em conversa em coletiva na qual Marie Claire esteve presente.
Com mais de 35 anos de carreira, Esteves sabe bem como o público pode entrar na sua cabeça e afetar sua saúde mental com suas opiniões: em 1993, ela entrou em depressão após as críticas que recebeu pelo seu trabalho como Mariana na primeira versão de Renascer, o que chegou a afastá-la do sonho de ser atriz.
Depois de tantos anos se acostumando a ser recebida na casa de milhões de brasileiros, a carioca entende que a única opinião que importa é dela mesma. Por isso, nem se preocupa em estar antenada ao mundo e ao seu público pelas redes sociais — ela não tem conta em nenhuma delas, pelo bem da sua “ansiedade”.
Ao ser questionada sobre as expectativas para o seu retorno à faixa nobre da emissora desde o seu último trabalho nas novelas com Amor de Mãe, ela é enfática.
A pressão externa não vem apenas das opiniões dos espectadores a respeito da sua atuação, ou do caráter da sua personagem, mas também da beleza e amadurecimento de Esteves. Com 54 anos de idade, ela admite ser atravessada o tempo todo pelo etarismo, mas reconhece que faz parte da luta — cada vez maior — para combatê-lo da sociedade.
Indo na contramão dos procedimentos estéticos, intervenções e cirurgias plásticas, a atriz diz que gosta de manter sua beleza natural, mas, admite mudanças. “Acho que estou mais vaidosa do que já fui”, brinca. Ela explica.
“Acho que estou mais cuidadosa com saúde, com a beleza de estar plena com as pessoas com quem eu convivo, com quem eu trabalho”, reflete. Mesmo assim, rejeita investir em rotinas de skincare muito complexas e ignora até mesmo as sugestões da mãe para “passar um batonzinho”. “Sou meio surfista”, brinca.
“Acho que estou mais vaidosa do que já fui” – Adriana Esteves
Ainda na conversa, a atriz conta que realmente pensou em se aposentar das novelas. “Eu permito que a vida entre em mim de uma forma que eu possa mudar de opinião. Não tenho essa obrigatoriedade da coerência. Quando fiz Amor de Mãe, achei que ia parar de fazer novelas e essa seria a última”.
“Aí veio a dor e a tristeza da pandemia na vida de todo mundo. Fiquei com tanta vontade de trabalhar e entendi que o nosso trabalho era muito importante, porque tudo que me deixava feliz era alguém que estava produzindo/fazendo algum conteúdo que eu pudesse chegar em casa para ver e me alegrar”.
Essa foi a virada de chave para o seu aguardado retorno. “Falei: ‘Não vou me aposentar. Vou voltar a fazer novela, porque é importante. Tem um lugar para as pessoas. Estou dedicada, mas novela é muito trabalhoso. Pode ser que um dia eu faça a opção de não fazer nada, mas ‘para sempre’ é muito tempo. Acho que depois dessa eu vou parar [um pouco]”, pondera.
Adriana Esteves lembra que dedicou toda a sua trajetória ao trabalho. “É a minha vida. Atuar é minha vida. Sou uma pessoa que gosta muito de trabalhar desde jovem. Só que, descobri que o meu trabalho e o meu ofício, que [são] a minha paixão. É uma sorte muito grande a gente ser muito feliz com o nosso trabalho”.
Para completar, ela brincou sobre estar “substituindo” o marido, Vladimir Brichta, na faixa nobre da TV Globo, logo após o ator ter interpretado Coronel Egídio no remake de Renascer. “Ele arrasou muito [no papel]. A gente conversa e a gente muito um pelo outro. Ele acabou de fazer um vilãozão”, reconheceu. E zoou: “A gente fica em uma disputa de vilões“.
Por fim, Esteves celebrou o fato do seu filho Felipe Ricca estar seguindo os seus passos e correndo atrás da carreira de ator. “Fez 2 anos de Direito e falou: ‘Não é o que eu quero’. E ele é ótimo. Isso que é o bacana”, admirou.
“As profissões são muito difíceis, então você realmente tem que ter aptidão, talento para aquilo. Ele é bem bom. Estou orgulhosa dos meus filhos em tudo, mas estou feliz que ele realmente encontrou o que gosta de você. Porque nem sempre encontramos tão jovens. Às vezes, não encontramos nunca”, reconheceu.
Foto: Marcos Serra Lima/ Rede Globo