Santana trabalha no Departamento de Combate às Zoonoses, recolhendo cachorros abandonados. Simpático e bonachão, avesso a confusões, vive, razoavelmente bem, num subúrbio com sua família, conseguindo manter a violência longe de casa. Até o dia em que captura, exercendo seu ofício, um enorme cachorro. Decorridos alguns dias, apresenta-se alguém, furioso, dizendo-se dono do cão. Por um mal-entendido, o homem se indispõe com Santana, e suas atitudes vão alterar completamente a vida dele.
É por meio de múltiplas camadas de informações que o diretor de arte Valdy Lopes tece no set de filmagens a história de Santana (Babu Santana), protagonista de “Mundo cão”, novo longa-metragem de Marcos Jorge e Lusa Silvestre. Numa casa na periferia da Zona Oeste de São Paulo alugada e reformada por cinco meses para servir de locação à equipe por cinco diárias, foi criado o lar do personagem que é laçador de animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A cozinha impecável e o trecho de um Salmo na parede da sala revelam que sua mulher, Dilza (Adriana Esteves), é evangélica e uma devotada dona de casa. A máquina de costura e vários manequins com calcinhas indicam qual o trabalho dela para ajudar a criar os dois filhos do casal. Uma parede coberta de caixas de ovos sinaliza que o hobby de Santana (Babu Santana) é tocar bateria na igreja da esposa.
— Não é um filme de periferia. Mas trata de um personagem de classe média baixa. A ideia é entender esses personagens através do universo no qual vivem — explica Lopes sobre o realismo do set, mostrando que nos muros da casa foram colocados cacos de garrafas, elemento que fascina o diretor Marcos Jorge e serviu para que ele criasse na década de 90 uma videoarte com essas imagens.
Tamanho realismo serve para apresentar ao espectador um personagem que é, segundo a definição do diretor, “quase o homem cordial”. Ele viverá grandes reviravoltas após um embate com o sociopata Paulinho (Lázaro Ramos), um criminoso envolvido com jogos de azar.
O filme é ambientado em 2007, quando a política de controle de zoonoses previa sacrificar animais capturados se num prazo de três dias não fossem reclamados pelo dono. Santana é chamado numa escola para resgatar um cachorro grande, que acaba sacrificado. O dono, Paulinho, vai tirar satisfações.
As filmagens começaram em 27 de abril e terminam em 2 de junho. “Mundo cão”, co-produção da Zencrane Filmes com a Migdal Filmes, com distribuição da Paramount. Marcos Jorge classifica a obra como “um suspense, com tons de comédia e drama”.
— Gosto de misturar, combinar gêneros. É a história de um cotidiano alterado por um caso fortuito. Há muitas viradas e surpresas em todos os atos. Uma das principais locações é essa. Mas é um filme estranho, quase on the road, com 21 locações — explica Jorge, ponderando que na escolha do elenco, tendo Babu como protagonista e Lázaro como antagonista, o filme “subverte os padrões do cinema nacional” — É um filme de ator, com participações especiais incríveis e um roteiro muito elaborado e construído. Estamos filmando a quarta versão.
Depois de um anos de férias na TV, Adriana Esteves decidiu se dedicar ao cinema. Entre novembro e dezembro do ano passado, filmou “Beleza”, de Jorge Furtado. Lembra ter recebido muitos roteiros, mas “estava exigente” antes de aceitar fazer parte do elenco de “Mundo cão”.
– “Mundo cão” chamou minha atenção na hora. Li assim que recebi e prometi dar uma resposta no mesmo dia — conta a atriz, já se preparando para voltar à TV no ano de 2015, mas com dois outros projetos de cinema em estágio de “namoro”. — Dilza é uma dona de casa trabalhadora, reflete a luta diária de uma mulher brasileira. Vive num casamento feliz, apaixonada pelo marido, numa família toda certinha. É extremamente religiosa. Até que surpresas bem desagradáveis mudam tudo — adianta a atriz.
Completam o elenco e fazem sua estreia como atores Vinícius Souza Carvalho, de 10 anos, e Thainá Duarte, de 18 anos, intérpretes dos filhos do casal. Foram selecionados entre mais de 160 crianças e jovens testados para os papéis. Segundo o preparador de elenco Bruno Costa, a concentração, a disciplina e a semelhança entre a dupla foi fundamental para a escolha.
Mundo Cão tem estreia prevista para 17/março/2016.
Fonte: http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/mundo-cao-babu-santana-e-lazaro-ramos-estao-nos-primeiros-cartazes-do-suspense/342081/ Leia mais em: http://oglobo.globo.com/cultura/mundo-cao-novo-longa-de-marcos-jorge-tem-babu-santana-lazaro-ramos-adriana-esteves-no-elenco-12572439#ixzz3eO3Jmydx © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.