Início Cinema Post sobre a Animação ‘Arca de Noé’

Post sobre a Animação ‘Arca de Noé’

70
0
Foto: Taciana Vitti

Post sobre a Animação ‘Arca de Noé’

 

A coletiva de imprensa da animação “Arca de Noé” ocorreu dia 29 out, no Hotel Renaissance (SP). É inspirada na obra de Vinicius de Moraes, dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo.

A trama do filme é baseada no disco e no livro “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes. Os protagonistas, Tom (Marcelo Adnet) e Vini (Rodrigo Santoro), são dois ratinhos boêmios que embarcam na Arca de Noé de forma clandestina. Eles precisam usar seus talentos musicais para participar de um concurso e ajudar a manter a paz entre os animais.

Segundo o diretor Sérgio Machado, a ideia de Arca de Noé partiu da filha mais velha de Vinicius, Suzana. “Ela procurou o Walter Salles e a mim com o desejo de transformar as canções e poemas que fazem parte do imaginário brasileiro há décadas, num longa de animação. Foi um sonho acalentado por nós durante anos. Quando ficou pronto, foi uma grata surpresa descobrir o quanto a poesia de Vinicius é internacional, já que o filme foi vendido praticamente para o mundo inteiro, incluindo países como Camboja e Vietnã. Agora fica essa ansiedade enorme de ver como a nossa Arca será recebida pelos brasileiros, que conhecem as canções de cor e vão cantar no cinema“.

Maior animação brasileira já realizada, inteiramente em 3D, o longa teve produção liderada pela Gullane, em parceria com a Videofilmes, e em coprodução com Globo Filmes e Telecine. Sobre a coprodução internacional, Sérgio Machado complementa: “O desafio de fazer um projeto à altura da obra do Vinicius nos instigou desde o início.  Desde o começo havia uma vontade de fazer um filme o mais aberto possível, não poupamos esforços, foram mais de uma centena de animadores, no Brasil, Estados Unidos e Índia trabalhando para viabilizar o projeto“.

A animação traz diversos elementos da cultura brasileira, como a sonoridade, a amizade entre os animais e o espírito de cooperação, criando uma atmosfera que com momentos amistosos e hostis entre os animais da arca. Além disso, o filme atualiza expressões e incorpora ritmos musicais populares entre as novas gerações, que hoje consomem conteúdo principalmente pela internet.

Entre os pontos de destaque está o elenco de dublagem, composto por estrelas que conferem carisma e personalidade aos personagens e animais da história. A atuação mostra-se entrosada, o que torna a interação entre eles ainda mais cativante.

A trilha sonora, por sua vez, é outro elemento notável: canções de Vinicius de Moraes foram rearranjadas com melodias e arranjos contemporâneos, visando atrair o público jovem e apresentando-os a um repertório clássico de forma moderna. Essa adaptação não apenas torna a obra mais atraente para os jovens, como também amplia o alcance das músicas originais para um público mais amplo.

Para quem foi criança no início dos anos 1980, essa animação é uma verdadeira viagem ao passado, resgatando memórias afetivas dos tempos de infância. Ela traz à tona lembranças das apresentações de dança na pré-escola, das aulas de música e da alegria de aguardar ansiosamente os programas da TV Globo, como Vinicius para Crianças e Arca de Noé II, entre outros.

A animação Arca de Noé é uma deliciosa revisita a esses momentos, com a certeza de que as próximas gerações terão a chance de conhecer e se encantar com a obra do nosso querido “poetinha”, Vinicius de Moraes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui