Na estreia, “Segundo Sol” — novela de João Emanuel Carneiro com direção artística de Dennis Carvalho — trouxe uma profusão de lindas paisagens da costa nordestina e romance. O capítulo de lançamento contou com longas sequências do idílio amoroso de Beto (Emilio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli) numa ilha quase deserta depois que ele foi dado como morto em Salvador. A voltagem da ação também foi alta. Muitos acontecimentos atravessaram a primeira semana, movimentando, por sua vez, as redes sociais, onde dividiram torcidas e motivaram apostas. O par principal brilhou, assim como alguns dos personagens secundários.
Mas, como de costume nas novelas, os vilões já estão concentrando as atenções. Falo de Adriana Esteves (Laureta) e Deborah Secco (Karola). Por alguma razão que ainda não ficou clara — trata-se de um mistério da trama —, Laureta é devotada a ajudar Karola. Para isso, usa dos mais sórdidos estratagemas sem hesitar. Em tempo recorde, elas criaram uma falsa gravidez, conseguiram separar o casal protagonista, livraram um sujeito da cadeia, subornaram uma curandeira e ainda armaram um plano que resultou na morte de Edilei (Paulo Borges), ex-marido de Luzia. Assim são os bons personagens negativos da teledramaturgia: ativos. Graças a essa característica, carregam a responsabilidade de fazer a trama avançar. Se João Emanuel mostrar aqui a mesma capacidade de produzir ganchos e viradas já vistos em outros trabalhos dele na televisão, o futuro desse núcleo é promissor, e a dupla ganhará a preferência do público.
“Segundo Sol” começou muito bem e conseguiu ser unanimidade até entre telespectadores baianos no que diz respeito ao sotaque do elenco — um ponto que invariavelmente é motivo de críticas ferozes. Mas a produção tem pela frente um de seus principais desafios, a mudança de fase. O salto cronológico de 18 anos está previsto para ir ao ar na quinta-feira. Essa manobra está cada vez mais comum nas novelas da Globo, e nem sempre é operada com sucesso. A conferir. Até aqui, a novela das 21h merece toda a sua atenção.