“Torre de Babel” substitui “Meu Bem, Meu Mal” no VIVA
Um sucesso de Silvio de Abreu chega ao VIVA a partir do dia 10 de Outubro! Exibida originalmente em 1998, “Torre de Babel” substitui “Meu Bem, Meu Mal” no canal. Na época da primeira exibição, a novela causou polêmica por conta de alguns temas até então pouco explorados nas novelas do autor. A trama tratou de drogas, infidelidade conjugal, homossexualidade e violência, provocando reações em parte da audiência e da Igreja.
A história começa na grande São Paulo, no final da década de 1970. O ex-perito em fogos de artifícios José Clementino (Tony Ramos) arranja emprego como pedreiro na construção de um suntuoso shopping center, uma das muitas obras realizadas pela construtora do engenheiro César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, quando engenheiros e operários se reúnem para comemorar a colocação da última laje da obra, a mulher de Clementino flerta com vários homens. A certa altura, quando dá pela falta da mulher, o pedreiro sai à sua procura e a encontra em um canto afastado da construção tendo relações com dois homens. Tomado pela fúria,Clementino mata a mulher e um dos homens a golpes de pá. César Toledo ouve os gritos e contém Clementino, com a ajuda de um grupo de operários. Chocado com a violência do empregado, o empresário chama a polícia e, mais tarde, depõe contra ele no julgamento. O seu testemunho é decisivo para a condenação de Clementino.
No elenco estão: Tarcísio Meira, Tony Ramos, Adriana Esteves, Juca de Oliveira, Marcos Palmeira, Edson Celulari, Glória Menezes, Letícia Sabatella, Stênio Garcia, Maitê Proença, Christiane Torloni, Silvia Pfeifer, Claudia Raia, Victor Fasano, Cleyde Yáconis, Natália do Vale, Cacá Carvalho e outros grandes atores.
Pelo trabalho em Torre de Babel, ganharam o prêmio Master de 1998 os atores Tony Ramos (melhor ator), Victor Fasano (personalidade) e Cleyde Yáconis (hour-concours). Em 1999, a novela foi considerada a melhor do ano pelos jurados do Troféu Imprensa. Tony Ramos foi escolhido o melhor ator, e Adriana Esteves, a melhor atriz.
Fonte: http://canalviva.globo.com/especiais/mais-da-tv/materias/novela-torre-de-babel-substitui-meu-bem-meu-mal-no-viva.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=torredebabel