Sinopse: Batista (Marco Ricca) e Maria (Adriana Esteves) formam um casal que, aparentemente, é muito feliz em seu casamento. No entanto, a verdade é que as aparências enganam e muito; no fundo, Batista, um alcóolatra inveterado e Maria, que tem um caso com o namorado de sua filha mais velha, Emília (Bianca Bin), representam uma família que está à beira da ruína.
O filme “Canastra Suja” está profundamente ligado a certa noção de trágico, tanto pela perspectiva pessimista com que a vida é retratada no convívio familiar, quanto pelo final de queda a que suas personagens estão sujeitas.
Para isso, o filme utiliza os conceitos filosóficos de trágico, vinculando-os à estrutura de tragédia moderna,representada em uma reflexão dramática sobre o mistério da bondade humana.
O filme Canastra Suja gira em torno do drama de uma família simples que enfrenta diversos conflitos. Durante a trama, o conceito familiar desaba aos poucos. Temas desenvolvidos com muita naturalidade e sabedoria pelo roteirista.