A história apresentava o cotidiano de uma clínica especializada em atendimento a mulheres, a Machado de Alencar. Os episódios mostravam a vida de duas médicas, Marta Corrêa Lopes (Eva Wilma
O cotidiano da clínica é movimentado pelas histórias dos funcionários e pacientes. Cada episódio compreende três histórias: uma central, mais forte; outra que lhe faz contraponto, em geral mais leve e cômica; e uma terceira, que se passa entre os personagens do elenco fixo.) e Cristina Brandão (Patrícia Pillar). As duas médicas, apesar de pertencerem a gerações diferentes, são movidas pela mesma paixão que sentem pelo trabalho e pelo compromisso ético de sua profissão. Com a missão de salvar e proteger a vida, muitas vezes, elas privilegiam o trabalho e deixam de lado a vida pessoal. O seriado Mulher abordou questões como gravidez na adolescência, aborto, eutanásia, síndrome de Down, frigidez, violência contra a mulher e câncer de mama. As histórias enfatizavam as relações humanas, a forma como as pessoas reagiam diante dos problemas. Alguns episódios trataram de temas com implicações sociais e psicológicas, como gravidez prematura, ameaça de demissão de mulheres grávidas, adultério, filhos perdidos e relacionamento entre mãe e filha.
Adriana Esteves participou do episódio “O princípio de tudo” que foi ao ar no dia 01/04/1998.
LILIANA – A jovem engravida após ser estuprada. Como trabalha em uma clínica especializada em atendimento a mulheres, entra escondida na farmácia, pega remédios anti-abortivos que acabam provocando o abortamento da jovem.