Toma lá, dá cá foi ao ar pela primeira vez como um especial, exibido em dezembro de 2005, como parte da programação de final de ano da Globo. A partir de 2007, entrou para a grade da emissora.
Em Toma lá, dá cá apesar de as famílias estarem separadas fisicamente por um corredor, casais, pais, filhos, sogra e empregados participam ativamente da vida uns dos outros, administrando como podem suas diferenças de personalidade e estilos de vida, e se metendo em confusões. O sitcom foi escrito por Maria Carmem Barbosa, César Cardoso, Juca Filho, Thereza Falcão, Vinicius Marques, Luiz Carlos Góes e João Dantas, com roteiro final de Miguel Falabella.
Tudo começa com uma troca de casais. Os corretores imobiliários Mário Jorge (Miguel Falabella) e Rita (Marisa Orth), e seus dois filhos adolescentes, Isadora (Fernanda Souza) e Tatalo (George Sauma), mudaram-se para um espaçoso apartamento na Barra da Tijuca, decididos a começar vida nova em uma casa mais ampla. O casamento, no entanto, que já andava mal das pernas, não sobreviveu aos novos planos, e o jeito foi se divorciar e vender os imóveis. Foi quando entraram em cena, como compradores em potencial, o dentista protético Arnaldo (Diogo Vilela) e sua mulher Celinha (Adriana Esteves), e o filho do casal, Adônis (Daniel Torres). Mário Jorge se apaixonou por Celinha e Rita se apaixonou por Arnaldo. Amigavelmente, os negócios foram feitos e os problemas conjugais resolvidos. E assim se formaram duas novas famílias, vizinhas no mesmo andar do prédio.
CELINHA – Dona de casa exemplar e cozinheira de mão cheia, Celinha é obcecada com eletrodomésticos de última geração, que compra em programas de televenda. Tem uma personalidade centralizadora e dá palpite na criação dos filhos de Mário Jorge (Miguel Falabella) com a mesma desenvoltura com que se incumbe da criação de Adônis (Daniel Torres), seu filho com Arnaldo (Diogo Vilela).
Direção: Mauro Mendonça Filho e Cininha de Paula
Redação final: Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa
Redação: César Cardoso, Juca Filho, Thereza Falcão, Vinicius Márquez, Luiz Carlos Góes, João Dantas
Período de exibição:07/08/2007 – 22/12/2009
Horário: terças-feiras, às 22h
Fonte: Memória Globo