Ambientada no ano de 1950, a trama tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro, que é mostrada com um lado bastante comum e anti-heróico. Os crimes, as máfias, o consumo de cigarros e de álcool são postos de maneira a representar a elite, o glamour.
A série fala das aventuras e desventuras do detetive Zózimo Barbosa (Vladimir Brichita), que resolve frequentar e desvendar o mundo do luxo da época de ouro brasileira. Zózimo, porém, decide se tornar detetive particular e resolve cuidar de assuntos extraconjugais. Por esta causa, todos os episódios têm como título os nomes das mulheres investigadas por ele. Quem o ajuda na nova missão é a Marli (Regiane Alves), que forma com ele o casal protagonista.
Escrita por Mauro Wilson, a história é influenciada por literatura de ficção policial, trazendo enredos com adrenalina e suspense. O que diferencia a série das demais é a aposta no formato incomum: Os episódios não possuem relação entre si e nem há uma continuação.
Além disto, Cidade Proibida é inspirada no álbum de quadrinhos “O corno que sabia demais e outras aventuras de Zózimo Barbosa”, com texto de Wander Nunes e desenhos de Gustavo Machado.
Fonte: Rede Globo