Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Globo lança uma série de ações para incentivar a mudança de comportamento e uma melhor relação com o meio ambiente.
Mateus Solano, Vladimir Brichta, Camila Pitanga, Thainá Duarte, Klebber Toledo e Taís Araújo gravaram, em suas casas, pílulas com dicas para fazer o descarte correto de resíduos. Os vídeos, que serão publicados nos perfis da Globo nas mídias sociais são sobre separação de resíduos, coleta seletiva, limpeza de resíduos sólidos, cuidados com descarte de medicamentos, cuidados com o descarte de materiais cortantes, luvas e máscaras (por conta da pandemia) e como montar uma composteira caseira.
Hoje, tomamos cuidado no descarte de máscaras e luvas para evitar a contaminação pelo coronavírus. Além destes materiais, também devemos fazer o descarte correto de baterias e aparelhos eletrônicos pois contêm substâncias tóxicas e sua decomposição pode poluir a água e o solo, causando prejuízos à saúde humana e ao planeta.
No Brasil, esse problema merece bastante atenção. O país produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano — é o líder na América Latina — e apenas 3% é descartado de forma correta e/ou coletado para ser reciclado, de acordo com um estudo recente da Global e-Waste Monitor, realizado pela ONU em 2017.
Portanto, contribua para o descarte correto do seu lixo eletrônico e baterias. Busque um posto de entrega especializado preparado para receber e tratar esse material. Você pode consultar também a empresa fabricante do produto que será descartado, ela deve dar uma destinação adequada a ele ou pode enviá-lo para a reciclagem.
Foto: Reprodução