Início Cinema Vladimir Brichta e Digão Ribeiro detalham colaboração no set do filme ‘Alemão...

Vladimir Brichta e Digão Ribeiro detalham colaboração no set do filme ‘Alemão 2’

244
0
Fonte: Reprodução

No coração de Alemão 2 está o emprego de um tropo frequente do cinema de ação para comunicar uma verdade silenciosa sobre a problemática do crime organizado no Rio de Janeiro. Na pele de um policial e de um traficante, respectivamente, Vladimir Brichta e Digão Ribeiro se veem em uma situação onde precisam juntar forças para garantir ou a própria sobrevivência ou a sobrevivência daqueles que amam. O que o longa-metragem visa comunicar com isso é como esses aparentes polos opostos, a polícia e o crime, atualmente operam em um sistema maior e mais perverso que alimenta e se alimenta do ciclo de violência perpetuado nas favelas por forças como o tráfico de drogas e as milícias.

Em entrevista concedida ao Omelete (assista acima), Brichta e Ribeiro contaram sobre os bastidores dessa relação de inimizade que tornou-se aliança nas telas, da amizade que aflorou fora delas, bem como de outros aspectos da colaboração por trás das câmeras em Alemão 2. O diretor José Eduardo Belmonte e a produtora Marília Garske complementam a conversa (assista abaixo), destrinchando os elementos que organizaram para construir a crítica social contundente e o entretenimento envolvente do filme.

Na pele de Soldado, Ribeiro teve a árdua tarefa de construir um personagem envolto no crime que comunicasse tanto a dimensão de suas atividades à margem da lei quanto de uma humanidade raramente presente em retratos de homens pretos, favelados e ligados ao tráfico de drogas, no cinema nacional. Ele consegue. Seu trabalho em Alemão 2 é multi-facetado e imbuído de sensibilidade, servindo como grande resposta à visão maniqueísta que desumaniza os criminosos mesmo que nunca justifique suas atividades.

“Isso foi um trabalho muito em dupla”, lembrou o ator, referenciando a dobradinha com Brichta. “A gente entendeu que precisava humanizar esse personagem… Quando a gente conseguiu identificar isso no roteiro e eu consegui, na minha vida, identificar isso no meu cotidiano, enquanto moro da Cidade de Deus, foi só entender o B.O, e abraçar”. Segundo Ribeiro, o caminho foi “tentar fazer isso com responsabilidade”, uma vez que Soldado “é um dos mais complexos [personagens] de defender, porque ele ainda é um personagem que está dentro do tráfico”. Funciona, ele explica, porque “o filme tenta trazer uma reflexão de que não é sobre isso. Que ele é para além dessa camada de separar quem é um bandido [de quem é gente].

Em uma das cenas-chave da produção, um Soldado rendido e ferido é covardemente torturado por um policial sádico, vivido por Gabriel Leone. É uma passagem que questiona a ideia de que os fins justificam os meios — ideia essa que é combustível para máximas fascistas que pregam que “bandido bom é bandido morto”. Como pontuou Brichta: “Se você comete um crime, você tem que pagar por esse crime. Agora, você não paga com a vida. Esse é o ‘x’ da questão. A gente não pode fomentar um Estado que acha que a forma de combater a violência é por meio de mais violência, combater o crime com matança, porque isso não dá certo em lugar nenhum do mundo e nunca dará”.

“Então, é por isso que é importante ler o filme assim. Ele [Soldado] é o bandido. Ele realmente é o bandido”, adicionou Brichta. “No entanto, é inadmissível a tortura. Ninguém pode ser torturado. Não existe isso. E o filme ele deixa claro”. Ribeiro completou: “A gente conseguiu criar um gênero para esse tipo de filme, o Favela Movie, só que esses filmes lidam com uma questão muito delicada, que é a realidade. Quando você tem um filme e não assume a responsabilidade de falar [amplamente] sobre o que você está dando voz ali, você tem um bloco lucrando em cima de uma questão que não deveria. Eu acho que Alemão 2 vem na proposta de quebrar isso”.

 

 

Link entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=sVbS9QDalGE

Fonte: Reprodução

Fonte: https://www.omelete.com.br/filmes/alemao-2-vladimir-brichta-digao-ribeiro/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui