Início Vladimir Brichta Vladimir Brichta recebe o ‘Prêmio Faz Diferença’ do jornal O Globo

Vladimir Brichta recebe o ‘Prêmio Faz Diferença’ do jornal O Globo

87
0
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Vencedor do Prêmio Faz Diferença na categoria Segundo Caderno/Cinema, Vladimir Brichta começou o discurso de agradecimento citando os outros concorrentes, o produtor Rodrigo Teixeira e a cineasta Laís Bodanzky.

— Foi uma honra concorrer com dois grandes realizadores que fazem diferença no cinema nacional. Apesar de dizer que (o filme “Bingo, o rei das manhãs”) foi o trabalho da minha vida, queria dizer que não pretendo me aposentar agora (risos) — brincou o ator, que recebeu o troféu das mãos do editor de fotografia, André Sarmento, e da colunista Cora Rónai.

E contextualixou o reconhecimento em meio ao momento atual do país:

— Gostaria de agradecer ao diretor, Daniel Rezende, que insistiu para que eu fizesse o papel e o dirigiu de forma muito delicada. Gostaria de agradecer também toda a equipe e à minha família, que me deu todo o suporte e que há anos atura as minhas ausências. Esse reconhecimento é sempre bom nestes tempos de hoje, para mostrar a importância da cultura e da ciência, que são sempre as primeiras a serem criminalizados e dizimadas. Pensar é perigoso, e a ciência e a produção cultural propriciam isso. Receber este prêmio é reafirmar a importância da produção cultural.

FILME FOI CANDIDATO BRASILEIRO A VAGA NO OSCAR

Em 2017, Brichta ficou consagrado pela atuação em “Bingo, o rei das manhãs”, filme dirigido por Daniel Rezende que estreou no ano passado e cuja trama é livremente inspirada na história do ator que viveu o palhaço Bozo na TV.

Antes de subir ao palco para receber o prêmio, nesta quarta-feira, no Copacabana Palace, o baiano/mineiro ‘dividiu’ o mérito do trabalho com equipe e elenco do longa-metragem.

— Claro que fico feliz pelo reconhecimento do trabalho, mas esse filme tem méritos que vão além da minha atuação. Eu poderia ter ido bem em outro projeto e não ter esse alcance — destacou o ator. — Até a campanha do filme para o Oscar mostrou isso, não foi uma polêmica. A escolha foi recebida bem até por outros concorrentes com quem conversei.

Ele celebrou também a possibilidade de interpretar um personagem tão diverso no filme, que é ambientado nos anos 1980 e mostra como o sucesso e a fama transformaram a vida do ambicioso artista.

— Sempre que perguntam se prefiro fazer comédia ou drama tenho vontade de perguntar se não posso fazer os dois. Com aquele filme tira essa chance. Ele está longe de ser um herói, apesar do carisma, mas nem chega a ser um vilão, apesar de ser vacilão.

Em sua 15ª edição, o Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do GLOBO em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e presta uma homenagem aos brasileiros, que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o país e o mundo em 2017. Foram três indicados em cada uma das 16 categorias. Os vencedores foram escolhidos pelos votos de jornalistas do GLOBO, de dirigentes da Firjan, dos ganhadores do ano passado e do público.

Fonte: Jornal O Globo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui